PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE ESCOs

Trata-se de um programa que foi desenvolvido em 2011 pela ABESCO, em escala Nacional, que visa conhecer e quantificar as especialidades de cada ESCOs com o propósito de desenvolver um bom programa de capacitações além de poder, com conforto, referendá-las ao mercado. O programa já está comemorando 5 anos de existência.

Para que o programa tivesse o máximo de sigilo possível e a credibilidade necessária, fizemos uma parceria com a Fundação Santo André – entidade de notório saber - que conta com um corpo docente com conhecimento técnico necessário para a avaliação dos documentos e dados apresentados por cada empresa. A equipe de professores do Centro Universitário Fundação Santo André analisará a capacidade técnica das ESCOs em suas diferentes especialidades.

As ESCOs ao procurarem a Fundação Santo André (FSA) devem aplicar-se a especialista(s) do MBA em Gestão de Energia que não são afiliados com a ESCO analisada em particular, e submeterem-se a um exame das suas competências essenciais e das práticas empresariais.

A comissão analisará, de forma confidencial, cuidadosa e detalhadamente a documentação apresentada e consultará referências da capacidade técnica apresentada.

Uma auditoria energética é geralmente realizada em um edifício ou instalação existente, com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética. É uma investigação que envolve uma análise detalhada dos fluxos de energia que entram e saem de uma instalação. O objetivo é identificar e quantificar as áreas onde podem ser introduzidas melhorias e estimar a extensão das economias realizáveis. Estas podem incluir melhorias para instalação, para sua concepção, operação e gestão.

O certificado de qualificação a ser emitido pela Fundação Santo André não significa que a Fundação certifica quer expressa ou implicitamente que, de fato, haverá a percepção de economias por outros clientes da ESCO. Apenas reflete a situação de capacidade atingida pela ESCO até o presente momento num determinado nível de capacidade técnica.

A divulgação da obtenção da certificação é pública e será veiculada no site institucional em área específica para este fim.

ESCOs cujos pedidos não sejam aprovados, serão notificadas, sendo-lhes concedida nova oportunidade de apresentar documentação complementar em prazo compatível a ser determinado pela FSA.

Em não se observando os prazos ou na ausência de informações o processo de qualificação será considerado extinto devendo a ESCO incorrer em nova abertura de processo.

Estando a documentação completa o prazo de análise médio será de 30/45 dias.

O Perfil do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

A Fundação Santo André – FSA, foi instituída pela Lei Municipal nº 1840, de 19 de junho de 1962, sendo declarada de utilidade pública pela Lei Municipal no 5136, de 17 de agosto de 1976, e pelo Decreto Federal no 94 229, de 15 de abril de 1987. É Fundação Pública com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A Fundação Santo André é mantenedora do Centro Universitário Fundação Santo André, e é regida por uma rígida estrutura de colegiados desde as questões acadêmicas, bem como aquelas administrativas e orçamentárias. Os docentes são contratados mediante aprovação em concurso de provas e títulos e, atualmente, 75% do corpo docente de 350 professores possui título de mestre ou doutor, contando com cerca de 70 docentes em tempo integral dos quais 59% doutores e 39% mestres. Conta, hoje, com aproximadamente 8500 mil alunos matriculados em 24 cursos de graduação e em 18 cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas. Em um espaço de 58,4 mil m2, a Fundação Santo André comporta três Faculdades (Faculdade de Economia e Contabilidade, FAECO; Faculdade de Filosofia e Letras; FAFIL; e Faculdade de Engenharia, FAENG) e um Colégio de ensino médio, compreendendo uma área construída total de 30,3 mil m2. A Instituição conta com laboratórios providos de infra-estrutura tecnológica moderna, centro de informação, teatro, auditórios, gráfica, e uma biblioteca comunitária com amplo e atualizado acervo. A FSA mantém, ainda, programas institucionais de incentivo à qualificação docente e um consolidado programa Institucional de iniciação científica. A missão Institucional da Fundação Santo André é fortemente pautada na indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. Estatuto, regimentos e demais informações relevantes sobre a FSA podem ser acessados na URL www.fsa.br.

Dentre os diversos cursos de engenharia e pós-graduação voltados à engenharia, destaca-se o curso de MBA em Gestão de Energia que visa complementar a formação de profissionais da área de Administração/Engenharia, fornecendo conhecimentos na área da Gestão de Energia relacionados a sistemas de potência, qualidade de energia, eficiência energética e gestão de facilidades. O curso já em sua 4º edição traz para o cotidiano da sala de aula professores com experiência profissional e estudos de casos reais relativos aos desafios e demandas enfrentadas pelo gestor de energia.

EQUIPE NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
1 Supervisão
Profa. Dra Márcia Zorello Laporta – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPEX
2 Coordenação
Prof. Dr. Rodrigo Cutri
Prof. Me. Mário Garcia
Participação de docentes do Centro Universitário (Graduação/Pós-Graduação):
Fabiano Armelini, João Carlos Mucciacito e Demétrio Baracat.