O 19º. Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee) aconteceu, após duas edições virtuais, de forma totalmente presencial nos dias 7 e 8 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com o tema “Eficiência Energética e a Reforma do Setor Elétrico Brasileiro”.
Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o 19º Cobee foi patrocinado pela Eletronorte e pela holding Eletrobras na categoria Diamante, por meio do Edital de Eventos Técnicos do Setor Elétrico 2022. Em exposição paralela ao evento, as empresas contaram com um estande temático sobre o Banco de Germoplasma Florestal da Eletronorte, um banco genético com sementes e mudas coletadas de cerca de 400 espécies florestais nativas da Região Norte, apresentado pela bióloga Jhuly Barros e que atraiu a atenção de todo o público presente.
O evento, consolidado como ponto estratégico para debates e negócios em torno de melhores práticas, tecnologias e serviços que buscam promover o uso racional dos insumos energéticos, contou com cerca de 260 participantes. Além de seu público técnico tradicional, o Cobee reuniu também os responsáveis pela área operacional de importantes setores de alto consumo de energia, como indústrias, shopping centers, hospitais, hotéis e condomínios.
Empregados de diversas áreas da Eletronorte e da Eletrobras participaram dos painéis do Cobee, que debateram temas como o Futuro da Eficiência Energética; Aplicação e Pesquisa em Projetos de EE; Eficiência Energética no Setor Produtivo, no Comércio e em Saneamento; e EE e as Normatizações e os Créditos de Carbono, entre outros.
A solenidade de abertura, no dia 7, contou com os presidentes da Abesco, Bruno Herbert, e da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Arnaldo Basile, da diretora de Comercialização de Energia da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar), Camilla Fernandes, e da superintendente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Carla Achão.
O presidente Bruno Herbert destacou que o Cobee contaria com “palestras voltadas a discutir os principais pontos de interesse e as políticas públicas que irão impactar o mercado de eficiência energética, tais como: estratégias financeiras paras as ações de eficiência energética na indústria, comércio e agro; novas tecnologias na eficiência energética e os potenciais do 5G e IA, entre outros”.
Logo em seguida, o painel “Energia Elétrica nas Estratégias para o Crescimento” contou com a participação da Eletrobras, por meio do gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), engenheiro Marcel da Costa Siqueira. Mestre em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Finanças e com MBA Executivo de Negócios do Setor Elétrico, Marcel apresentou o legado da Eletrobras na execução do Procel e os desafios da transferência do Programa, debatendo o tema com o presidente, Bruno Herbert, e o presidente do Conselho Consultivo da Abesco, Nelson Simas, e a coordenadora-geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Samira Fernandes de Sousa.
“Energia Elétrica, as Normalizações e os Créditos de Carbono” foi o tema de painel que teve a apresentação da gerente do Departamento de Meio Ambiente da Geração Hidráulica da Eletronorte, engenheira ambiental Shislena Galvão Sassi. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e com MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais, ela apresentou o Programa Germoplasma Florestal, desenvolvido na Usina Hidrelétrica Tucuruí, e mostrou como ele surgiu, seu objetivo, suas principais atividades, seus resultados nos últimos 13 anos com a doação de sementes e mudas, e sua relação com o potencial para compensar CO2 e futuramente gerar créditos de carbono para a Empresa.
“A importância da participação e apresentação do Programa Germoplasma Florestal no Cobee foi destaque pelo alinhamento do tema com a eficiência energética sustentável, mostrando que a Eletronorte é uma empresa que, além de gerar energia de fonte renovável e limpa, inserida em plena região amazônica, mantém ainda o compromisso com a preservação ambiental, com a biodiversidade local e com a responsabilidade social, atendendo inteiramente aos pilares do ESG”, afirma Shislena.
A Eletronorte esteve representada no evento por dez colabodores e o gerente do Departamento de Normatização da Operação, Wilson Reça Alvez, destacou a importância do Cobee “principalmente pelas trocas de experiências entre as empresas. Foram apresentados conceitos que não estamos habituados a vivenciar no dia a dia, como GWP (Potencial de Aquecimento Global). A apresentação da Eletronorte, referente ao Banco de Germoplasma, foi excelente”, afirma.
No painel “Evolução da Eficiência Energética no Brasil”, a Eletrobras esteve representada pela mestre em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Eficiência Energética em Edificações e gerente substituta do Procel, Estefania Mello, que apresentou as ações para a Regulamentação da Eficiência Energética em Edificações no Brasil. Segundo ela, o Cobee é o principal evento do setor de eficiência energética do país e a holding sempre esteve apoiando o evento, por reconhecer a importância da parceira institucional com a Abesco e o protagonismo da Eletrobras no mercado de eficiência energética brasileiro.
Ao longo de 20 anos a Eletrobras vem coordenando diversos projetos voltados a apoiar o Ministério de Minas e Energia na regulamentação da Lei de Eficiência Energética no segmento de Edificações. Segundo Esfefânia, sua apresentação procurou compartilhar, com o público especializado do Cobee, os resultados de ações recentes nessa área de atuação. “Além disso, e não menos importante, é a relevância da oportunidade de ter espaço de fala em eventos setoriais, para que profissionais mulheres possam liderar discussões técnicas e ter o merecido reconhecimento, não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas em toda trajetória profissional”, destaca Estefânia.
O 19º Cobee chegou ao seu encerramento e, segundo o engenheiro Angelo Torres Madureira, do Departamento de Gestão de Manutenção da Geração da Eletronorte, contribuiu bastante para a interação entre os profissionais das empresas de serviços de conservação energética (Escos) e o governo. “Propiciou acessar as metodologias mais modernas que profissionais da engenharia brasileira estão adotando para a eficiência energética das instalações industriais e comerciais, o atendimento a normativos como a ISO 50001 de sistemas de gestão de energia e a certificação profissional como a Association of Energy Engineers (AEE)”, conclui Angelo.
Fonte: https://www.eletronorte.com.br/agencia/2023/03/13/eletrobras-e-eletronorte-patrocinam-19o-congresso-brasileiro-de-eficiencia-energetica/
Contato: (11) 2096-1540/ (11) 3549-4525
Whatsapp: (11) 95040-7055
Assessoria de Imprensa (Nadja Cortes - RS Press): (11) 3875-6296
Av. Paulista, 1313 9º andar – Conj. 908, Cerqueira César
São Paulo – SP, 01311-923
Website desenvolvido por HiGestor Soluções em Gestão.