A 20ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) foi realizada nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, SP. Com o tema “ESCOs no século XXI - Agenda para 2030 e 2050”, o evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) teve o formato 100% presencial e reuniu deputados federais e os principais representantes do setor.
Mais do que destacar especialistas renomados em sua programação e pautar os principais assuntos do setor elétrico e de eficiência energética, em 2024 o COBEE proporcionou aos participantes uma intensa atualização, com foco em novidades e troca de experiências, além de um ambiente favorável ao desenvolvimento de melhores oportunidades de negócio e networking. Também ocorreu a premiação de 15 projetos de eficiência energética, divididos em cinco categorias.
Para o presidente da ABESCO, Bruno Herbert, este foi um momento ideal para as discussões que o COBEE propõe. “Além dos diferentes cases que foram apresentados, onde projetos de eficiência energética foram implantados, recentemente o Governo Federal aprovou a criação de uma Política Nacional de Transição Energética, onde o Brasil poderá receber cerca de R$ 2 trilhões nos chamados investimentos verdes, o que ratifica a importância da eficiência energética no País. Foi um evento extremamente proveitoso”, afirma.
Estiveram presentes palestrantes renomados no campo da eficiência energética no Brasil, como o Deputado Federal, Eduardo Bandeira de Mello, que trouxe o tema “Visão Legislativa dos Recursos de Eficiência Energética”; o Presidente do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), Fernando Perrone, que falou sobre “A Eficiência Energética no Planejamento Energético Agenda - 2030 e 2055”; o Diretor de Planejamento, Controle e Compliance da Celesc Distribuidora, Lino Henrique Pedroni Jr., que trouxe o tema “70 anos da Celesc, compromisso com a sustentabilidade”, e o Gerente de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Ronaldo Lucas Queiroz, que fez o “Lançamento do Nova CEMIG em Eficiência Energética: Fomento a Projetos – Piloto e Inovação”.
Outros participantes de destaque foram a Itaipu Binacional, uma das principais patrocinadoras do evento pelo segundo ano consecutivo; a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), outra das principais patrocinadoras, com palestra do Diretor de Gestão de Programa de Governo, Miguel Marques, e a Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Carla Achão. Os deputados federais, Arnaldo Jardim e Carlos Zarattini também estiveram presentes.
“Preparamos esta edição do COBEE há um ano, buscando assuntos e palestrantes que realmente fizeram a diferença. Recebi feedbacks positivos dos participantes, que se surpreenderam com o conteúdo preparado”, finaliza Bruno Herbert, presidente da ABESCO.
Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), entidade civil sem fins lucrativos, representa oficialmente o segmento de Eficiência Energética brasileiro. Composta por empresas de diversas áreas, a ABESCO busca fomentar e promover ações e projetos para o crescimento do mercado de Eficiência Energética, atividade que busca proporcionar meios para se produzir mais com a menor quantidade de energia.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Agência RS
Helena Geraldes - helenageraldes@agenciars.co
Fernando Inocente - fernandoinocente@agenciars.co
Website desenvolvido por HiGestor Soluções em Gestão.