logo

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO – Cooperação ABESCO – PotencializEE

A ABESCO faz parte do Comitê Técnico Consultivo (CTC) do PotencializEE e esteve envolvida na concepção do programa desde 2018. Foram realizadas uma série de entrevistas com ESCOs, que foram apoiadas pela ABESCO. A maioria das ESCOs relatou nesta época ter desafios técnicos e financeiros para identificar PMEs industriais, outras tiveram pouca experiência com projetos industriais e tecnologias que proporcionam economia em energia térmica. Para as poucas ESCOs que já haviam preparado diagnósticos energéticos em indústrias que não avançaram por causa da capacidade financeira limitada das PMEs em apresentar garantias aos bancos, a GIZ realizou uma licitação pública que teve como objetivo destravar estes poucos projetos por meio de subsídios para as ESCOs e por meio do Fundo Garantidor do PotencializEE. O intuito era o de contratar até 6 ESCOs, porém, apenas 5 ESCOs apresentaram propostas sendo que uma delas não atendeu aos pré-requisitos e só foi possível contratar 4 ESCOs neste processo de licitação, que estão atualmente elaborando 26 projetos. Diante deste contexto, optou-se por trabalhar com SENAI para identificar a maioria das PMEs e elaborar a maioria dos diagnósticos energéticos dentro do PotencializEE, gerando oportunidades para que as ESCOs possam implementar os projetos ao invés de prospectar indústrias.


Um ponto importante é de que mesmo não fazendo parte do programa, as ESCOs podem apresentar projetos para acesso ao Fundo Garantidor, desde que atendem os critérios de elegibilidade. A diferença é que não haverá subsídio aos diagnósticos como é o caso das ESCOs que foram contratadas via licitação. Portanto, iremos solicitar da Desenvolve SP uma página no site deles com orientações para as ESCOs.


Nesse contexto, gostaríamos de divulgar a oportunidade de credenciamento das ESCOs no SENAI como fornecedores (segue mailing abaixo em amarelo). ESCOs credenciadas receberão solicitações automáticas para compartilhar propostas financeiras e atuarem como implementadores/integradoras em PMEs que o SENAI prospectou com base no diagnósticos e medidas identificadas de EE. O papel das ESCOs neste modelo envolve toda a coordenação de fornecedores e da implementação do projeto nas PMEs industriais. O credenciamento existe atualmente apenas no estado de São Paulo, mas já estamos empenhando esforços para ampliar o modelo no futuro para outras regiões.


O Programa PotencializEE – Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria prevê a realização de mais 1000 diagnósticos energéticos em pequenas e médias indústrias e busca fornecedores e fabricantes de tecnologias em Eficiência Energética (EE) para atuar em duas frentes:


Cadastro de Fornecedores de Tecnologias em EE industrial: inscreva sua empresa para ser uma fornecedora indicada pelo SENAI-SP e participar dos 1000 diagnósticos energéticos a serem realizados no estado de São Paulo. As empresas credenciadas serão contatadas para compartilhar propostas de instalação de tecnologias de EE no âmbito do PotencializEE. É simples fazer parte, basta preencher o formulário abaixo.


PREENCHA O FORMULÁRIO


Catálogo de Fabricantes de Tecnologias em EE industrial: os fabricantes
podem exibir seus produtos de forma prática e completa no catálogo virtual do PotencializEE para serem consultados por indústrias, ESCOs ou investidores no Brasil. Caso empresas queiram contratar os seus produtos ou estabelecer novas parcerias, ela poderá contatá-lo diretamente, pois seus dados estarão disponíveis junto com as especificações das soluções oferecidas no site do programa. Para participar, basta preencher a ficha técnica abaixo.


PREENCHA A FICHA


VALE RESSALTAR

Os dois canais de participação no Programa funcionam de forma separada.
O cadastro apenas na frente 1 não garante a participação na 2.


O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), coordenado pela GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional, que conta com o SENAI como principal parceiro técnico, para apoiar pequenas e médias indústrias (PMEs) na implementação de medidas de Eficiência Energética e na redução do consumo de combustíveis fósseis e de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).


Participe! Vem pro PotencializEE!


Share by: